quarta-feira, 31 de março de 2010

Cartão de agradecimento

Olá noivas,

Quando pensamos em casar, algo em especial toma conta do nosso coração, e quando chega o grande dia, tudo é  maravilhoso, ainda mais quando ganhamos os nossos presentes. É tudo de bom chegar em nosso lar-doce-lar e poder rever aquele montão de presentes.


Bom, porque na verdade na semana ou até no dia tudo é uma correria e nem dá tempo de ver com calma e de até agradecer conforme o merecido.
Então para que tudo seja educado e elegante o melhor é de se enviar um cartão de agradecimento a quem enviou. Podemos dizer que este pode ter o mesmo layout do convite.

Abaixo algumas dicas:

Anote em uma agenda/caderno todos os presentes que receberem (algumas lojas disponibilizam, perguntem e peça o seu!)
Assim que forem recebendo, escreva-os os cartões para que não acumulem!
Para envio, a etiqueta deve estar com o nome de vocês e seu respectivo endereço e se possível as dos convidados também, para que assim quando for enviar até fique mais prático.

Indico agora o agradecimento pessoal, para os parentes mais próximos ok!.


Quanto a forma de escrever, isso varia tá, pois depende do grau de intimidade que você tem com a pessoa.

E agora, o que escrever? Pra algumas há indicação, idéias de como mencionar o presente recebido. O convidado fica super feliz.


Cito alguns exemplos:

1- Com formalidade: Sr. e Sra. Nosso muito obrigado pelo presente tal....O mesmo sempre será lembrando com muito carinho.

2- Para amigos: Ex: Paula, Nós (nomes do casal agora) amamos a linda peça de decoração. Vamos marcar uma data para que você venha até a nossa residência e prestigie a decoração posta.

3- Parentes como....avós, tios e padrinhos: Meus estimados avós, de coração agradecemos a tão sonhada TV. Ficou linda em nossa sala de tv. Amamos muito vocês!!

4- Quando o presente for em valor (dinheiro): Sr.Tio André, estamos felizes com presente dado. Desta forma adquirimos vários objetos que complementaram a nossa casa, para que ela ficassa mais linda e aconchegante. Vamos marcar uma visita e contamos com a presença de vocês.

OBS: Não existe uma regra em geral...é isso e pronto. Sempre aconselho que quanto mais natural for, melhor.

Só pra lembrar....na semana que antecede a cerimônia, as quantidades de presentes que chegam são de enlouquecer! Então....importante lembrar, deixem os cartões prontos antes do grande dia.


Caso outros presentes cheguem e vocês estão na merecida lua de mel, na volta termine os  cartões faltantes e coloque todos no correio.

Ah, outra dica quanto ao prazo para envio dos cartões, é de 1 mês ou até um pouquinho mais se a sua lua de mel for longa.

O resultado final deste cartão de agradecimento deixa o convidado muito feliz.
Dúvidas, dúvidas e dúvidas.....me perguntem ok!

Até a próxima!

terça-feira, 30 de março de 2010

Faça você mesma

Olá noivas,

O FAÇA VOCÊ MESMA desta semana traz um arranjo que é uma graça: Arranjo de mesa de casamento com rosas.

Sempre procuro acompanhar as novidades que chegam às bancas de jornal, assim fico por dentro das novidades das revistas de casamento. Folheando algumas delas vi algo que me chamou a atenção, na revista Decoração para casamentos: “Vermelho – Aposte nesta cor” e folheando mais um pouco tem uma matéria e é esta que vou pastar, vale também a criatividade e o bom gosto!

Material

- Recipiente de vidro
- 1 bola média de espuma floral molhada;
- 70 rosas vermelhas (média, depende do tamanho do botão);
- Ruscus;
- 1 galho de cacho de palmeira (opcional).



Como fazer: Passo a passo



1. Cortar a base da bola de espuma já molhada.


2. Cortar o caule das rosas em diagonal, deixando apenas 5 a 6 cm de comprimento.


3. Marcar a bola em cruz.


4. Começar a colocação das rosas no cruzamento, que é o ponto mais alto da bola.


5. Seguir as riscas, depois preencher os seus intervalos sem deixar aparecer a espuma floral.


6. Enrolar, na base do recipiente, o galho da palmeira.


7. Colocar as folhas de ruscus.

Segundo a revista, este arranjo pode ser usado para centros de mesas baixos ou a mesma topiaria pode ser usada em arranjos de mesas altos, colocados no topo de um vaso de 60 cm de altura..

Perfeitos, mão é mesmo?

Até a próxima!

Bjsssss
Fonte: Revista Decoração para Casamento (Mc Will Editores)
Ano 2 – Nº 5 – Seção “Flores e Folhas” – Páginas 76-79
Elaboração: Sara Peres Designer Floral / Flores e Folhagens Terra Viva

Evento CASAR 2010

Olá noivas,

Se preparem para o grande acontecimento do ano.


Anotem em suas agendas, pois o mais badalado evento de casamento do Brasil está chegando: EVENTO CASAR, que acontecerá nos dias de 19 à 22 de maio de 2010, das 14h às 21 horas, no Terraço Daslu, em São Paulo, mostra criada e realizada por Vera Simão.
Para maiores informações acessem os sites:






Saiba um pouco mais....

Desde 2002 a talentosa Vera Simão (consultora na área de eventos e casamentos) lança a mostra CASAR que reúne fornecedores de alta qualidade que são os protagonistas dos melhores eventos realizados em São Paulo e no Brasil.
Vale a pena prestigiar, eu estarei por lá.

Bjssssss

sexta-feira, 26 de março de 2010

O que faz um cerimonialista?

Olá noivas,

Hoje em especial com vocês quero falar um pouco mais sobre o meu papel, ou seja, o que é um cerimonialista. O que um cerimonialista faz?????
É de grande importância descrever o que realmente fazemos, qual o nosso perfil dentro desta profissão. O organizar e planejar um casamento é uma tarefa muito prazerosa que como já disse A-M-O de paixão, mas muito trabalhosa.
São dezenas de detalhes, muitos acertos e diversos fornecedores para contratar para o grande dia. E um dos problemas é justamente esse. Quem está se casando além da correria do dia a dia, do trabalho secular, ainda precisa cuidar de todos os detalhes do casamento, da casa nova...enfim, são tantas coisas e olha que pra tudo há detalhes.

Se a noiva decidir fazer tudo sozinha ela precisará dispor de muito tempo e paciência para conseguir visitar e analisar todos os fornecedores e orçamentos. O que poderá deixá-la um pouco confusa. Os melhores profissionais do mercado são os mais concorridos, portanto é preciso começar a procurar com uma boa antecedência caso queira esse ou aquele profissional, as vezes até de 1 ano ou mais.


Também podemos dizer que...dá pra organizar em pouco tempo, mas a noiva será obrigada a correr demais com todos os preparativos, aceitar perder aquele tão sonhado fotógrafo, aquele tão lindo salão de festas...e escolher um domingo ou até mesmo um dia de semana. Isso mesmo, porque os sábados são bem mais concorridos. Algumas casas de festas aqui da minha cidade estão praticamente todas lotadas para este ano de 2010 e  2011 já com muitas reservas. Uauuuu!!!

Um cerimonialista cuida de todo esse planejamento, analisando o perfil dos noivos e indicando todos os fornecedores que se encaixam nesse perfil, de acordo obviamente com o orçamento do casamento, poupando assim o tempo dos noivos e indicando pessoas qualificadas para este evento. O mais difícil é conseguir a mesma data em todos os fornecedores que a noiva preferir. Para isso, só com muita antedecência mesmo!

O cerimonialista também sabe com que antecedência cada fornecedor deve ser contratado e dispõe de algumas facilidades... como poder segurar uma reserva, descontos em alguns itens, melhores condições de pagamentos, etc.


Na semana do casamento, o cerimonialista faz um check list com cada fornecedor para se certificar que tudo vai sair perfeito. E na semana um ensaio na igreja. Também uma reunião final com os noivos é fundamental para montar o cronograma da festa com todos os detalhes de como tudo vai acontecer, sempre é claro, de acordo com o sonho dos noivos.

No dia do casamento, o cerimonialista e toda a sua equipe de recepcionistas chegam algumas horas antes para conferir se tudo está ok conforme combinado e o planejado. Recepcionam os padrinhos, os pais, o noivo, os convidados e organizam o cortejo para o início da cerimônia.

A melhor parte de tudo isso é cuidar da noiva, mas peço desculpas aos noivos, mas é isso mesmo...da mesma forma que ela é tão importante pra vocês, para a cerimonialista,  ée também. Estar aguardando-a e ajuda-la a posicionar para entrar na igreja, esse momento é muito emocionante pra mim, acredito que para todos cerimonialistas! Durante a cerimônia o cerimonialista fica por perto para ajudar no que for preciso.


Na festa o papel do cerimonialista é coordenar para que as fotos com padrinhos, pais, noivos, etc sejam feitas com agilidade para que os noivos não percam muito tempo. Depois das fotos os noivos podem curtir a festa e comemorar muito! Eles merecem :)

Durante a festa, o cerimonial monitora o andamento do serviço de buffet e todos os detalhes para que tudo aconteça da forma que os noivos desejam (conforme combinado na última reunião). Ficamos sempre por perto dos noivos para o que eles precisarem.


 
A equipe do cerimonial só vai embora quando tudo está devidamente guardado (presentes recebidos, bolo, bem casados, buquê, véu, etc.)


Dica impotantíssima: Quanto antes o cerimonialista for contratado melhor. Só contrate o cerimonialista quando sentirem total empatia e confiança, pois essa pessoa vai te acompanhar durante todos os preparativos, por meses até o tão aguardado dia.


Fico aqui à disposição de todas vocês, dúvidas.....podem me perguntar à vontade :)

Um enorme beijo,

Eliana Pedron
Cerimonialista

Comportamento ---> Casamento

Olá noivas!

Hoje quero falar um pouco a respeito de festas. Muitas noivas me perguntam de como fazer, o que fazer...É importante ressaltar qual está sendo o tipo de cerimônia, qual será realizada, sendo assim consigamos elaborar a que está de acordo.

Tradicional x Moderno


Para uma festa de casamento, a mesma precisa ter a cara de vocês, ou seja dos noivos e 
nos últimos tempos essa prática vem cada vez mais sendo aceita. Hoje o mercado desta área já consegue distinguir o casal e o evento em dois tipos: tradicionais e modernos.
O chamado “casamento tradicional” geralmente é composto por todos aqueles itens e rituais que caracterizaram o evento ao longo dos anos, como buffet à inglesa (servido por garçons), uso de rosas na decoração, bem casados bem elaborados e embalados em papel crepom, fotos posadas e a valsa.

Já o “casamento moderno” que vem ganhando espaço cada vez mais sendo a preferência dos noivos, permite que o casal ouse, inove e personalize mais o seu grande dia. A valsa e o repertório clássico, por exemplo, são preteridos por músicas que simbolizem a história dos recém-casados e até mesmo por pop-rock e temas atuais de novelas. Já o buffet geralmente é o franco-americano (esta forma de atendimento se caracteriza pela perfeita combinação da praticidade e informalidade do estilo americano, e do charme e comodidade do estilo francês. Neste estilo, os pratos, copos e talheres são dispostos nas mesas dos convidados. Sendo que as bebidas, coquetéis, canapés, salgadinhos e sobremesa são servidos à mesa, enquanto que a Ementa de frios, o Menu Principal, e a Saída são servidos em aparadores estrategicamente montados no salão do evento) e os bem casados embalados com outras sugestões, como por exemplo em sacolinhas. Aqui vale a criatividade e a inovação.
No casamento moderno, os noivos não se prendem tanto aos rituais que já conhecemos e acabam colocando seu toque pessoal em tudo, tudo mesmo! Eles querem mais, querem surpreender, inovar, deixar na lembrança de seus convidados sua marca pessoal. Mas é importante ressaltar que o casal tradicional sempre terá algum traço moderno e vice-versa. E este casamento tradicional não pode de jeito nenhum ser considerado como algo ...ultrapassado.

Vejamos:


Festa de Casamento Tradicional

Buffet: preferem o serviço à inglesa (o serviço à inglesa é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará). O cardápio é o básico. Preferem não se arriscar de escolher um tempero que possa não agradar a maioria.
Decoração: arranjos mais fechados, com formato mais "certo" e uso de flores mais conhecidas, como rosas.
Bem casados: são embalados em papel crepom nacional ou importado
Foto / vídeo: o álbum prioriza fotos posadas
Convites: texto e formato tradicional, com envelope, caligrafia e monograma
Música da cerimônia: repertório clássico, com uso de varias vozes
Música da festa: repertório variado, porém os noivos sempre abrem o baile com a valsa

Festa de Casamento Moderno
Buffet: preferem o serviço à americana (isto é em forma de buffet. Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que as pessoas fiquem mais à vontade para se servirem). O cardápio é mais diferenciado.
Decoração: arranjos mais soltos, abertos, despojados. Uso de flores e folhagens menos comuns.
Bem casados: Embalagens diferenciadas, como caixinhas, papéis especiais, saquinhos e sacolas
Foto / vídeo: fotos jornalísticas e álbum que utilize todos os recursos de tecnologia disponíveis.
Convites: texto informal, envelope com abertura diferenciada, uso de papel vegetal, fotos, etc.
Música da cerimônia: repertório inovador, com músicas atuais de novela e até pop-rock adaptado para clássico.
Música da festa: repertório variado, com, DJ/VJ, e a música dos noivos deve ser algo que tenha relação com a história deles (início do namoro, primeira dança,...)


Formais x Semi-formais x Informais


Os casamentos formais, normalmente são casamentos mais elaborados e solenes, onde existe uma cerimônia religiosa, com direito a uma recepção formal, onde os convidados se sentam à mesa para degustarem um seguimento de pratos ao som de uma bela orquestra… O traje dos noivos e dos convidados deve seguir regras mais rígidas. Vestir de acordo com a cerimônia.

Casamentos semi-formais


Este casamento pode ser realizado ao ar livre, ou num local especial para os noivos, ou mesmo em casa, onde a indumentária já não é tão rígida. Seguido de uma leve refeição, como um buffet ou um cocktail, talvez com uma pequena banda a atuar.


Casamentos informais


Estes casamentos, muito semelhantes aos semi-formais, são normalmente casamentos marcantes pela diferença e pelo casual. Depois da cerimônia pode existir somente uma pequena recepção onde são servidos uns Hors d’Oeuvres (servido um aperitivo antes da refeição) com bolo e champanhe, ou mesmo só bolo e champanhe.

Para estas "discussões" dizemos

casamento tradicional --> casamento formal 
casamento moderno --> casamento semi-formal --> casamento informal 

Até a próxima!!!
Fontes: sortimentos.com
           onossocasamento.pt

quinta-feira, 25 de março de 2010

Espelho ---> em alta na DECORAÇÃO

Olá noivas,

Hoje meu tema é sobre decoração e para isto escolhi como peça os espelhos. Você tem algum em casa e não sabe onde por, vamos lá....caso não tenha, uma ótima opção de compra (rsrsrs).
Os espelhos estão mais do que nunca em alta na decoração. Particularmente, além de gostar muito acho super elegante. De todos os tipos, formas e tamanhos eles têm o poder de ampliar os ambientes e dar um charme extra em qualquer espaço.


....como este, uma graça, é só deixar a imaginação rolar solta.


Para este, pode ser dado um toque mais sofisticado....
 
 

Toque especial...



Para dar um toque mais rústico...moldura de madeira!



Toque em azul....


Aproveitem as idéias, e já decore a casa nova.

Até a próxima!!!!!

Fonte: arrumadíssimo

Casei! A Revista personalizada e exclusiva de seu casamento.

Olá noivas,

Recebi novidades e quero compartilhar com vocês. Caso gostem, olha aí mais uma opção pra divulgar e registrar o seu casamento.
A revista CASEI registra todos os momentos, desde o make-up ------> até a tão esperada lua-de-mel.
Um trabalho fantástico e com o profissionalismo esperado. A todos da equipe CASEI parabenizo pelo grande trabalho.

Sucesso à todos!!!!!

Para saber mais acesse:


Confira alguns trabalhos já realizados:


Até a próxima!!!!

Fonte: casei.com

Estou noiva, e agora???


Olá noivas,

Parabéns!!!! Você agora é uma noiva, prestes a se casar.
Mas, às vezes algumas me perguntam e agora por onde começar? Não se assuste, porque toda mudança gera algum desconforto, e muitas noivas já passou ou vai passar por este dilema e sabe muito bem do que estamos tratando.
Alguns conselhos que vamos agora tratar, faz deste assunto um dos mais esperados por muitas noivas e que vai te ajudar passo-a-passo. O casamento é um evento que requer muito tempo, planejamento e paciência dos noivos para que tudo de certo.


A seguir um exemplo de planejamento que ajudará a não esquecer nenhum detalhe para este dia tão sonhado.


Decidi me casar...cerca de 1 ano a 1 ano meio antes do casamento:
A organização é de extrema importância, separe um calendário, uma agenda ou uma planilha no Excel para iniciar seu planejamento.
Defina o valor que vocês estão dispostos a investir no casamento e uma meta ao mês que deverá ser economizado.
Contrate uma assessoria & cerimonial, estes profissionais te ajudarão a definir e traças as prioridades.
Escolha o tipo de cerimônia. Estas podem ser realizadadas pela manhã, à tarde ou à noite, tendo as mais modernas, mais românticas, mais sofisticadas, etc.
Escolha mais ou menos uma data pois este item também depende da disponibilidade do local a onde será a cerimônia.
Pesquise os fornecedores que oferecem os serviços mais apropriados para a sua cerimônia e para o seu bolso. Sugiro pesquisar bastante, há bastante discrepância entre os valores cobrados. Lembre-se também que dependendo do local onde o fornecedor se encontra e se este tem certa fama ou notoriedade, o serviço passa a ser bem mais caro.
Mantenha a planilha sempre atualizada, ou seja a cada novo contato com fornecedores transcreva na planilha tanto os valores , impressões e observações sobre o serviço, data de contato, nome, email, telefone, etc.
Se vocês desejam comprar, alugar ou reformar um imóvel é um bom período para começar.

De 10 a 9 meses antes:
Comecem a pensar na lista de convidados, faça primeiramente uma lista geral. Se a lista ficar muito extensa tente estabelecer metas de prioridade para os convidados, como por exemplo: dar prioridade a familiares mais próximos que a familiares mais distantes.
Reservem a data na igreja, no salão e/ou buffet. Se esperarem mais, podem ficar sem data que planejam.
Lua-de-mel...é a  hora de começar a procurar roteiros para a viagem. As opções e valores são diversas. Veja algumas já disponibilizadas neste blog.
Escolha do modelito....é hora de arrasar!!!!
A noiva deve começar a cuidar do cabelo, faça hidratação, massagens, escovas definitivas, etc. O ideal é começar a deixar o cabelo crescer para ter mais opções de penteado.
De 8 a 7 meses antes:
Avaliem serviços de foto e vídeo. Lembre-se que as fotografias e o vídeo vão eternizar o momento especial.
Analise bem o serviço e se precisar pague até um pouco mais, pois vale a pena.
Escolha os músicos que vai utilizar durante a cerimônia religiosa, lembre-se você também pode utilizar CDs com as músicas de sua escolha ao invés dos músicos, o custo é menor.
Defina que tipo de serviço deseja contratar para a festa, DJ ou Banda. Lembre-se que estes são essenciais para o bom andamento de uma festa, portanto cuidado com a escolha. Busque ir a locais onde estes profissionais se apresentam e procurar por pessoas que já contrataram seus serviços.
Escolha o repertório de músicas. Faça uma escolha prévia e depois converse com os músicos, eles poderão te dar dicas importantes.
Marque degustações com os fornecedores de doces e Buffet, seja bem exigente! Afinal, a comida é essencial para o sucesso da festa.


De 6 a 5 meses antes:
Feche a lista de convidados.
Convide os padrinhos, daminhas e pajens.
Encomende os convites.
Faça as listas de presentes.
Contrate os demais serviços necessários (como os bem casados, doces, bolos, etc.....).
Defina e marque o roteiro da lua-de-mel
Se você deseja fazer dieta é uma boa hora para começar. Sem exageros, escolha um bom profissional da área para lhe auxiliar.

De 4 a 3 meses antes:
Compre o enxoval, o necessário para começar uma vida a dois. Hoje tem uma variedade em exovais, lindíssimos....Boas compras!!!!!!!!
Dê entrada nos documentos para o casamento no civil.
O noivo deve procurar e definir o local onde irá alugar sua roupa.

2 meses antes:
Entregue os convites aos convidados.
Reservem o hotel para a noite de núpcias.
Caso queiram alugar a futura casa, comece a procurar e tão logo a montá-la. É o tempo ideal para montar a casa, pois não é recomendável que alguns eletrodomésticos fiquem muito tempo sem ser utilizados e evita também que qualquer problema com os móveis ou eletrodomésticos possam ser rapidamente detectados e trocados.

1 mês antes:
Faça os chás que desejar: chá bar, de panela, de lingerie......
É uma boa hora para agendar o ensaio da cerimônia na igreja.
A noiva deve fazer as provas de maquiagem e cabelo. Não esqueça as provas do seu vestido....estamos na reta final!

De 2 a 3 semanas antes:
Prepare o seu novo lar para a volta da lua-de-mel. Arrume-a e abasteça a geladeira (cuidado com produtos perecíveis).
Atenção à alimentação e ao sono, não deixe a ansiedade tomar conta da sua vida. Procure fazer atividades e comer alimentos leves. Lembre-se que quanto mais descansada você estiver, mas bonita e feliz estará no dia da festa.

1 semana antes:
O noivo deve ir ao cabeleireiro.

2 dias antes:
Dia de a noiva ir ao salão, fazer as depilações necessárias e unhas.
Mande buscar o vestido da noiva.
Arrumem uma mala pequena para a noite de núpcias.
Começem a fazer as malas da viagem.
Resolver o quanto antes qualquer imprevisto que possa vir a acontecer.

Na véspera
Tente dormir cedo, relaxar e alimentar-se bem. Isso é de grande importância!

No dia do casamento:
Para as noivas que terão o “dia da noiva” aproveite para relaxar.
Enfim curta T-U-D-O e aproveite o seu dia, que seja inesquecível!

Bjsssss

Decoração RÚSTICA

Olá noivas,

Para você que vai se casar no campo, sítio, ou seja...em locais ao ar livre, temos perfeitas combinações com decorações rústicas podendo usar e abusar nas ornamentações com cores quentes.



A noite tudo fica muito romântico.....


Uma outra boa opção é se este lugar for apreciado de um belo lago ao fundo. Fantástico!


Já para uma decoração na cores laranja, verde e amarelo, por exemplo, ficam perfeitos contrastando com a decoração rústica. Se utilizar a cor amarela, os girassóis são uma boa opção, ficam lindos, modernos e de bom gosto.




Para tudo sempre há uma boa decoração, use e abuse de sua criatividade!

Até a próxima!

Fonte: homedanoiva

quarta-feira, 24 de março de 2010

Algumas regras para fazer bonito

Olá noivas,

Rico em tradições e costumes, o casamento atravessa os séculos alimentando o sonho romântico de casais apaixonados. Um ritual permeado de detalhes que só fazem aumentar seu encanto. Entre as principais passagens está o cortejo que abre a cerimônia com toda pompa e circunstância que a ocasião merece e que vamos comentar sobre algumas "regrinhas", que são essenciais para fazer bonito em uma cerimônia de casamento. Um momento de grande impacto cênico, onde noivos e demais envolvidos na boda obedecem às regras da cerimônia que valorizam ainda mais esse momento sublime. Com muitas particularidades, apresentar um cortejo perfeito exige conhecimento prévio de seus preceitos. Elas são essenciais? Sim!!!! Então para fazer bonito na entrada da igreja, no altar, na saída dos noivos e na recepção, vamos aprender umas coisinhas "básicas" que fará toda a diferença e irão facilitar...e muito pra vocês nesse momento tão único e especial.

Entrada da Igreja
Há anos era costume o noivo e sua toda a sua família chegarem mais cedo na igreja para recepcionar os convidados, mas isso já foi superado, trazendo ao noivo o merecido mistério, antes reservado somente a noiva. Hoje em dia deixe aos cerimonialistas contratados para fazer este papel recepcionando os convidados, podendo até serem acompanhados pelos pais da noiva e do noivo, enquanto os pombinhos se arrumem.
O noivo chegando quase junto com a noiva, trás um ar de luxo ao evento, mas não se atrase, pois fica muito feio a noiva esperar seu noivo chegar.

Atraso da Noiva
Chiquézimo há anos atrás, hoje em dia não faz mais nenhum sucesso. O atraso da noiva além de ser seguido de custos, não agrada mais ninguém. O máximo permitido pela etiqueta e protocolo é de 15 minutos, não mais que isso, pois pode ser considerado deselegante por parte da noiva. Então nada melhor que adiantar o relógio de seu make-up e pedir para estar pronta uns 15 minutos antes do horário do evento dando tempo suficiente para você chegar à cerimônia.

Chegada da Noiva
Ninguém gosta de ficar plantado no altar ao olhar de milhares de pessoas, uma modernização do cortejo que caiu como uma luva foi à entrada dos padrinhos, pais e noivo, que agora só se inicia com a chegada da noiva.
Quando o carro estacionar ao pé do altar, o cerimonialista responsável deve ir até lá para ajuda-la a sair e tão logo dar inicio a cerimônia.

Cortejo dos noivos
Inicia-se assim:

Padrinhos
1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente....

Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento. A mulher entra ao lado esquerdo dos homens, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi-tapadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.
Os padrinhos devem se organizar por ordem de afinidade com os noivos, ou seja, deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos. Isso não significa que os noivos devem convidar os padrinhos segundo essa ordem, só os distribua dessa forma.
Reserve os primeiros bancos da igreja para os padrinhos, assim não congestiona o altar, ficando sobre ele somente os noivos, os pajens e as daminhas.
Mãe da Noiva e Pai da Noiva
De mãos dadas, posicionarão do lado esquerdo do altar.

Mãe do noivo e Pai do Noivo
Também de mãos dadas, posicionarão ao lado direito do altar.

Noivo
Posicionado ao centro do altar, podendo ficar um pouco mais a direita.

Damas e Pajens
Para não tirar o glamour da noiva é aconselhável que as damas entrem antes da noiva. Até por que nas filmagens apareceria somente a parte superior do vestido.
Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:
A dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito, pois se a dama tiver idade suficiente, pode segurar o buquê da noiva quando ela chegar ao altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.

Noiva e pai



A noiva entra do lado direito de seu pai (há o costume, opção de se "também" ser do lado esquerdo do pai), e de preferência de mão dadas com o pai e não com os braços, pois assim correria o risco de perder algum detalhe do vestido.




Cortejo religioso de saída
Sai os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos......

Recepção
Para que as crianças não se sujem ou os padrinhos e pais derrubem algo em suas roupas é aconselhável que ao chegarem ao salão já se dirijam para a seção de fotos, evitando assim qualquer imprevisto.

Na entrada do salão
Escolha músicas para a entrada. Nessa hora a noiva pode fazer uma surpresa, cantando para ele ou escolhendo uma música que lembre um momento marcante da vida dos dois.
Os pais podem se direcionar a mesa dos noivos que também são deles também. Enquanto os noivos vão para mesa do bolo e fazem o corte simbólico e brindam, iniciando-se assim a recepção.

A Valsa
A valsa vem em símbolo de convite a iniciar-se o baile. Logo após o jantar, os noivos deverão dançar a valsa: primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo. Essa ordem se dá devido ao fato de o pai da noiva ter entregado no altar a noiva a seu esposo, nesse caso ele se torna apartir desse momento o responsável por ela, por isso o direito de encaminhar a valsa. Depois ela dança com o pai como sinal de gratidão à benção dada por ele neste casamento. E o fato dos padrinhos entrarem na valsa, é que os noivos agradecem a eles sua participação e o testemunho dos mesmos nessa união.

Para não dar conflito peça para o músico anunciar a entrada de cada um, ex:
... e agora os noivos convidam os pais para a valsa...
... e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa...

Ao encerrar esta valsa
... e agora os noivos convidam a todos para a valsa ...

E inicia-se o baile pra todos....


Cumprimentos
Para os cumprimentos, espere a valsa terminar, até porque seria inviável deixar a valsa para depois sendo que levamos em média 1 minuto para cada cumprimento, sendo 200 convidados daria 2 horas e deixar a valsa para depois não seria uma boa idéia. Assim a noiva fica a vontade para conversar o tanto que quiser com cada convidado.

O Buquê
Jogue o buquê no fim da festa, pois ele simboliza a despedida da noiva para dar inicio a lua-de-mel. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora ou se desejar entregar para alguma amiga solteirona em especial. Há quem prefira jogar o sapo, rsrsrs


Lembrancinhas
Elas podem já estar na mesa, serem entregues juntamente com o bolo ou estarem dispostas em uma mesa na saída da festa junto com a mesa de café.

Essas "regrinhas" servem de base de como prosseguir a cada momento de uma cerimônia. Na verdade algumas noivas não querem seguir nenhum ritual e deixam rolar a espontaniedade, querem mudar de posição....ou seja, até fazem um pouco conforme o figurino exige, mas sem ficar do jeito de tem que ser assim e pronto!!! Tipo general (rsrs). O correto é estarem com classe e elegância sempre sendo auxiliado pela cerimonialista, a qual saberá cada passo.
E curtam a festa, aproveitem ao máximo...pois quando tudo passa, só restarão boas lembranças.....

Até a festa!!!!

Fonte: blog.susanaaraujo.com.br/
           www.marcelodaflon.com.br