terça-feira, 20 de abril de 2010

Ensaio!!!!

Olá noivas,

Estamos na reta final....o grande dia está aí! E com isso uma "prioridade" para que tudo ocorra bem, ensaio da cerimônia de casamento. Tudo foi feito e escolhido a dedo, nos mínimos detalhes e para fazermos bonito no dia, termos uma grande apresentação é preciso ensaiar muito, e imagine....sendo o dia mais feliz na vida de uma mulher? então....é de grande importância organizar este ensaio.


O ideal é marcar na semana o ensaio, para que assim tudo esteja bem fresquinho na memória. Necesário estarem presentes: os noivos, os pais dos noivos, damas e pajens. No ensaio definiremos as ordens da entrada do cortejo, as posições em que cada um deve se posicionar, a velocidade que a noiva vai caminhar, etc. Mas aqui, entre nós, no ensaio é só brincadeira, né? Muitos risos, enfim....no grande dia só emoção, muitaaaaaaaaaaaa emoção!!!!

Vamos pelas ordens:

1º - Entrada dos Padrinhos: os padrinhos entram intercalados. O cortejo começa com um casal da noiva e depois um casal do noivo. No altar, os padrinhos da noiva se posicionam do lado esquerdo e os padrinhos do noivo do lado direito.

2º - Entrada dos Pais: mãe da noiva + pai do noivo: entram e ficam do lado esquerdo (se for na igreja, eles ficam no altar).

Importante: O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva.
 
3º - Entrada do noivo com a mãe: Entram e ficam do lado direito (também no altar, se for na igreja). O noivo fica de braço dado com a mãe até a noiva chegar.

4º - Entrada de daminhas e pajens: Todas as noivas que conheci ficaram em dúvida de como formar o cortejo das crianças. O que tenho a dizer é: não existe regra! Faça como achar melhor. Pode ser uma escadinha da menor para a maior, pode colocar menina com menino, menina com menina, menina pequena com menina grande. Como disse, faça como quiser.

Lembre-se que crianças são imprevisíveis! Podem ensaiar bonitinho e no dia não entrar nem por decreto! Por isso defina bem as escolhas.
 
5º - Entrada da Noiva: atrás da porta, a noiva fica do lado direito e seu pai do lado esquerdo. O buquê na mão direita, bem em cima do ossinho da bacia. A porta abre e a noiva caminha bem devagar, curtindo todos os segundos de sua entrada tão esperada. A noiva não sobe o altar. Ela espera o noivo vir buscá-la. Antes de descer, o noivo dá um beijinho no rosto de sua mãe.

A noiva se despede de seu pai, o noivo cumprimenta o pai da noiva e depois recebe a noiva com um beijinho no rosto, na testa ou na mão (na boca agora não hein :) ). Enquanto isso, o pai da noiva vai para o lado esquerdo, cumprimenta o pai do noivo, que troca de lado ficando ao lado da sua esposa do lado direito. Ufa! Parece complicado, mas juro que não é...a dica é fazer tudo com calma.

A noiva agora posiciona do lado esquerdo (lado que estarão seus pais e padrinhos).

O buquê pode ficar com a mãe da noiva ou então em cima da mesa de comunhão. Agora se tiver uma dama de honra grande, esta lhe auxiliará com o buquê. 

6º - Entrada do pajem ou dama com as alianças: a entrada da criança é logo após o juramento dos noivos. Ela pode entrar com uma almofadinha, caixinha ou como você achar mais legal. Já existe até um buquê com uma argolinha para amarrar as alianças, ou até mesmo as bonecas (veja em postagens anteriores).

Uma outra sugestão é convidar os avós para levar as alianças. Fica lindooooooooo! Outra emoção a parte!!!

7º - Assinaturas: os noivos vão até a mesa de comunhão e assinam. Lembre-se de levar uma bonita caneta para esse momento.

8º - Cumprimentos: cumprimenta-se primeiro a noiva, e logo após os noivos. Primeiros são os padrinhos da noiva e depois do noivo, e assim sucessivamente, os pais ficam por último. Lembre-se: seja singelo nos cumprimentos para que não ocorra nehum imprevistos do tipo....o abraço foi tão forte que arrancaram o véu da noiva (parem tudo...acetos na noiva, ufa!!!!).

9º - Foto no altar: todos (noivos, pais e crianças) se posicionam para uma última foto no altar.

10º - Saída do cortejo: a ordem da saída deverá ocorrer na ordem que entraram

Observações importantes
 
- No cortejo, as mulheres entram à esquerda dos homens.
 
- Vale a pena treinar o beijo (rs). Só não exagere!!!!! Já vi o celebrante ficar sem graça por conta do beijo do casal! Deixe este momento para a reserva especial....
 
- Bolsas, até fica elegante, mas podemos deixar este acessório somente recepção, pois na hora dos cumprimentos este acessório pode se tornar incômodo, ainda mais se a noiva resolver lhe presentear nos cumprimentos, quem segura o que????
 
- Essas regras servem para casamentos na igreja, casamentos em casas de festas, casamento na praia, qualquer casamento. Na maioria das igrejas, os pais também ficam no altar junto com os noivos.

- Em alguns outros estados , a maioria dos cortejos começam com a entrada dos padrinhos. Em São Paulo, por exemplo, o noivo é o primeiro a entrar. Eu, particurlamente prefiro a primeira opção....damos início com a entrada dos padrinhos, tão logo o noivo, fazendo também o suspense, entrada triunfante!!!!!
 
Espero que as dicas ajudem bastante. Dúvidas é só perguntar.

Bjs

Até a próxima!
Fonte: casarefacil

Nenhum comentário:

Postar um comentário