quarta-feira, 18 de abril de 2012

RSVP para o seu casamento - fazer ou não fazer?

Olá noivinhas,


Além da lista de casamento ser tão complexa, as confirmações de presença para um evento, não podem deixar de existir.

Até porque isso nos garante a quantidade de convidados que iremos receber e nos preparar para isso, sem termos no final as "surpresinhas" de última hora.

Acompanhando Zankyou, veja matéria publicada.

Convite recebido, o RSVP entra em ação
para confirmar a presença dos convidados. Foto: Papelaria D.O.C.

Você já deve ter recebido um telefonema para confirmar presença em um evento. Isso, nada mais é, do que um serviço de RSVP (Répondez S’il Vous Plaît – Responda, por favor, em francês). Ou seja, após o envio do convite de casamento, um assessor de eventos tem, entre outras, a incumbência de entrar em contato com todos os integrantes da lista de convidados, perguntando, da forma mais educada possível, se os anfitriões podem contar com sua presença.  

O RSVP consiste em um serviço em que os convidados
 confirmam sua presença e de seus familiares ao evento,
seja de forma ativa ou receptiva. Foto: Velho Jr

O serviço pode ser ativo ou receptivo. No caso de ser ativo, pode ser feito pelo cerimonialista, o qual ligará para cada convidado e o preço pode ser cobrado por cada ligação feita, em média, R$6,00. Como ainda existem polêmicas sobre fazer e não fazer, o Zankyou colocou na balança as vantagens e desvantagens de contratá-lo para o seu casamento.

Desvantagens:

1) Existem noivos que ficam preocupados com o fato de parecerem estar “pressionando” o convidado.

2) Mesmo com a confirmação, ainda assim, alguém que não confirmou a presença pode aparecer e o contrário, também. Por isso, não é uma “ciência exata”.

Vantagens:

1) Sabendo o número (quase) exato de convidados que estarão presentes, você poderá recebê-los e serví-los de forma adequada e confortável.

2) Com o número de pessoas esperadas mais próximo possível das presentes, você consegue deixar seu buffet de casamento melhor preparado, evitando sobras e faltas.

3) Outra vantagem de fazê-lo é o pagamento do buffet, por exemplo. Assim você não paga a mais antes da data e, também, não tem nenhuma surpresa depois, tendo que pagar uma evetual diferença.

4) Uma das vantagens mais significativas: todo mundo acaba convidando menos pessoas do que gostaria, afinal, a lista deve ter um limite que caiba no espaço contratado para o casamento e no bolso do casal. Confirmando a presença das pessoas, automaticamente, confirmam-se algumas ausências. Assim, você pode encaixar mais pessoas queridas até a data de seu casamento, que não “couberam” antes na lista e sua festa fica completa! 

  O RSVP possibilita um cálculo mais exato da quantidade
de comida e bebida a serem servidos. Foto: Renato DPaula

Até mesmo, os lugares ficam mais bem organizados com a confirmação dos convidados presentes.
Foto: Paulo Heredia

Como você pôde ver, encontramos mais “prós” do que “contras”. O segredo é encontrar uma boa assessoria de casamentos e o seu RSVP trará apenas benefícios para seu grande dia ser um sucesso!

Eu por exemplo não abro mão das confirmações de presença, RSVP, seja ele receptivo ou ativo.

E você noivinha?

Até a próxima,

Bjs :)

Um comentário:

  1. eu acho mtooo importante...tanto p/ noivos, qtos para os fornecedores...

    bjoo

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir