sábado, 30 de janeiro de 2010

Dicas para escolher seu fotógrafo

Olá noivinhas,

Um casamento quer-se para sempre na memória!
Cada noiva tem seu item mais importante da festa de casamento. Para algumas é o vestido, para outras as flores da decoração, etc... enfim há particularidade de gostos. Mas para muitas, o disparado é o fotógrafo. Simplesmente porque a fotografia é o momento eternizado. “E se o dia do nosso casamento é um dos dias mais importantes e único de nossas vidas, então eu quero registrar estes momentos lindos da melhor forma!” Também porque não vemos tudo acontecendo neste dia: a decoração pronta antes dos convidados chegarem, nossa própria entrada, o olhar do noivo, a nossa valsa… são tantas emoções que no dia seguinte sempre parece que não nos lembramos de tudo. Mas o fotógrafo se lembra, ele registrou absutamente TUDO.




Para escolher seu fotógrafo favorito:

• Pense quanto do seu budget (orçamento) você dedicará à fotografia. Há fotógrafos de todos os níveis de preços no mercado.
• Existem no mercado empresas especializadas em fotografia de casamento. É importante você conhecer o profissional que irá ao seu casamento, ter afinidade com ele, gostar do estilo de fotos que ele faz. Portanto, não contrate empresa, contrate o fotógrafo.
• Afinidade é essencial! Seu fotógrafo será a pessoa que estará te acompanhando o dia inteiro, desde o teu makinf of até o fim da festa. Ele verá você de bobs no cabelo, aguentará sua ansiedade, nervosismo, tudo. Escolha uma pessoa com que você se sinta a vontade.
• Defina seu estilo favorito de foto, e vá atrás de fotógrafos que façam isso. Existem muitos estilos de fotografias, dentre algumas fotos clássicas x fotojornalismo, com efeitos ou não, se gosta de um estilo vintage ou mais realista, artística, se gosta de preto e branco ou não, etc.
• Quando visitar um fotógrafo, peça para ver seus trabalhos já realizados.
• Tem que estar no contrato se o fotógrafo fica até o final da festa, ou quantas horas ele trabalha e quanto custa a hora extra. Isso é de grande valia para que não haja imprevisto e aconteça do mesmo ir embora às 2hs da madrugada, enquanto sua festa durará até às 6hs da manhã, como por exemplo, pois vários momentos deixarão de ser registrado devido a ausência do mesmo.
• No contrato deixe acertado sobre toda a cobertura do evento, ou seja, se ele entrega 100% das fotos pra você, ou apenas a quantidade determinada para o álbum, 100 - 120, por exemplo. É normal os fotógrafos tirarem mais de 800 fotos numa festa, isso pode variar de fotógrafo para fotógrafo e também a recepção contribui para isso.
O ideal será escolher umas 100 ou 120 para o álbum, para não ficar tão grande e cansativo, e também não ter imagens que não tem nada a ver com o momento. Mas e as outras 700 fotos ou mais? Você também vai querer guardá-las de lembrança? Pois caso queira poderá comprá-las separado, serão bem caras, por isso verifique se receberá todas ou não. E se isso influi no preço do fotógrafo também.
• Não esqueça de que no contrato deve constar: nome do profissional contratado, nome de quem irá substituí-lo em caso de força maior, número de assistentes, lista de locações (cabelereiro, igreja, salão), data e horário do evento, traje se necessário, equipamentos a ser usado, valores, se incluí o álbum ou não, tratamento das fotos, quantidade de fotos a ser entregues, prazo de entrega das fotos, etc.

Foto: Paulo Pedron


Nenhum comentário:

Postar um comentário