quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cerimonial - Seu ANJO da guarda

Olá noivinhas,

Hoje acordei motivada, mais uma vez!!!! Olha que ser planner wedding me faz muuuito bem. Bom, na verdade tudo o que se relaciona com casamentos meus olhos BRILHAM. Estou feliz, muito feliz!

E pra dividir com vocês, quero expressar mais uma vez a valorização deste trabalho que faz de sua carreia a profissão.


Estamos em uma época muuuito competitiva, e quem ganha são aqueles que agregam valores positivos. As noivas tem se tornado casa vez exigentes (concordo plenamente com elas) e por isso resolvi deixar este post após saber de vários relatos e ver episódios de falhas apontadas por noivas e convidados, principalmente quando alguma amiga menciona ou uma outra noiva comenta, enfim...como isso me "chateia".

Pra ser tem que saber, e pra saber tem que amar....

Álguns países, principalmente na Inglaterra e EUA existem escolas e cursos com certificações para “wedding coordinator” ou “wedding planner”? Tudo isso é levado à sério!
Aplaudo de pé os profissionais maravilhosos existentes, trabalham com muita competência e são super talentosos! Mas por outro lado, também temos, como em qualquer outra área profissional, um pessoal mais amador, que não entende que organizar um evento, principalmente um casamento, requer qualidades, atenção e planejamento. Acha que o simplesmente "gostar", "acho lindo", "é tão legal"...faz ser um cerimonialista. NÃO, com todas as letras!!!!

O trabalho do cerimonial não começa no dia do evento e sim meses antes, até anos, com planejamento, pesquisa e muita dedicação. E põe dedicação!

Hoje a busca por novas profissões tem se tornado grande, uma visão de ter uma empresa própria, há um movimento maior...contribui positivamente na qualidade do serviço prestado. Isso é muito bom!

Mas assim, o casamento é um momento muito importante para a vida de uma noiva e não podemos fazer disso somente um comércio. Não podemos deixar a organização desse dia nas mãos de pessoas que não tenham condições de resolver imprevistos, ou que cometam falhas, mas que marcam pela vida toda.

Eu bem sei que muita coisa o cerimonial não é responsável, mas tem que trabalhar em quipe e se ajustar para ajudar a solucionar o problema e, principalmente, não deixar que os convidados percebam, trabalhar em off, sempre que possível. Os noivos então, não devem perceber nada! NUNCA! JAMAIS!

Afinal, quando se contrata o serviço de um cerimonial  é para que tudo corra bem… Outro ponto importantíssimo é a equipe que acompanha a(o) cerimonialista(o). Muitas vezes o cerimonial é muito bom, mas a equipe deixa a desejar...infelizmente.

A equipe tem que ser instruída para lidar com o público, ter BOA educação e jogo de cintura, muito mesmo! Caso algum convidado faça uma pergunta, tem que estar preparado para responder, pode até não saber a resposta, pois ninguém é obrigado a saber tudo é claro, mas com toda BOA EDUCAÇÃO deve encaminhar o convidado até a pessoa que saiba, isso é imprescindível!!!!

Eu acredito que o cerimonial tem que ser os olhos do bom anfitrião – no caso do casamento, os olhos dos noivos… É papel do cerimonial cuidar dos noivos, verificar se estão se alimentando durante seu evento, se estão exagerando nas bebidas, retocar a maquiagem da noiva… enfim, ter sempre sua atenção voltada ao casal. A(o) babá!!! Anjo da guarda. rsrs...

Se o cerimonial tem uma equipe, ele pode muito bem delegar funções para os mesmos, isso faz parte da gestão da equipe para se ter um bom resultado no final. Nada de centralizar atividades, delegar é preciso – o que só facilita o andamento do evento, considerando que um bom cerimonial utiliza de ferramentas como rádios comunicadores para interagir num ambiente e fazer com que a movimentação seja rápida e discreta… Por falar nisso, um ponto importantíssimo de um cerimonial é a DISCRIÇÃO. A estrela são os NOIVOS!

Este sim além de ser eficiente tem que passar por despercebido pela festa, cuidando e organizando tudo com muita discrição e cuidado. Atento a tudo! 

E pra você, o cerimonial de boas qualidades, os 10 mandamentos:

Amor pelo que faz!
Zelo e carinho pelo anfitrião (noivos, casal, pais, aniversariantes, etc.)
Planejamento e Organização
Dedicação
Qualidade
Criatividade e visão
Ética e Profissionalismo
Serenidade, pois imprevistos acontecem
Discrição
Jogo de cintura

Acredito eu, que poderá haver muito mais....até mesmo poderia existir uma certificação ISO para a qualidade desses serviços, pois na verdade somos prestadores de serviços, não é mesmo?

Pois se já temos o nosso dia...não falta muito! Vamos acreditar....

Dividam comigo, o que é ser um cerimonialista.

Até a próxima,

Bjss :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário