sexta-feira, 28 de maio de 2010

Retrospectiva - Vestida para Casar

Olá noivinhas,

Como vocês estão??? A todo "vapor" com os preparativos?? Mas é isso mesmo, uma correria que parece não ter fim e um dos momentos mais marcantes na hora da escolha por incrível que pareça, é o vestido. O acessório mais esperado da noiva que irá compor toda a sua satisfação. E escolher o melhor traje talvez pode ser a tarefa mais difícil e sem dúvida a mais importante.

Para esta ocasião, na sua decisão vamos ao "túnel do tempo" e ver as evoluções dos vestidos que ainda continua sendo um dos pontos altos da cerimônia.

O branco passou a ser usado oficialmente no final do século XVII, com a rainha Vitória, pois simbolizava a pureza da mulher. No entanto antes o vestido variava de nuances, não havia uma cor definida e o mais habitual era o vermelho.


Podemos observar na imagem abaixo, os noivos e os convidados, reunidos em uma foto familiar no final do ano de 1900 (final do século XVIII). Perceba que a noiva usava um chapéu ao invés do véu e o estilo do vestido era vitoriano.

Casamento do ano de 1900

Já em 1910 a noiva abandona o chapéu e assume o véu como acessório, porém o modelo continua super conservador, com mangas longas e absolutamente nenhum decote!


Noiva de 1910 - Inglaterra

Na década de 20 a barra do vestido fica mais curta. Era uma época de guerra e crise econômica e muitas noivas readaptavam vestidos usados para reaproveitá-los. Os sapatos ganhavam destaque como acessórios, recebiam ornamentos e enfeites.


Casal da década de 20

Para o ano de 1930, os vestidos já eram simples, lisos e longos.


Em 1940, revive-se o estilo vitoriano com mangas balão e linhas lânguidas. Até a rainha Elisabeth por sua vez, que casou em 1947, evstiu duas tendências da época: o cetim e a coroa. 

                                  

A moda ganhou Christian Dior no ano de 1950, e com ele o glamour, a fantasia e o luxo. E quem aderiu a essa idéia foi Grace Kelly onde inspirou muitas noivas. Seu vestido já tinha mangas justas, rendas vazadas no colo, cauda e véu longo.

Até hoje, Grace é consideranda uma das mais belas noivas de todos os tempos, referência da moda até hoje.

                                                   

                                                        

... Luciana Gimenes também se inspirou na princesa Grace Kelly,



Nesta retrospectiva, em 1960 aderiu-se as flores naturais, cabelos mais soltos e véus mais curtos e que marcaram este período. Tão logo as minissaias começam a surgir.

                 


Em 1970 os vestidos já ganharam outra forma, sendo eles saias mais cortadas na cintura, renda e flores!



Símbolo da época, 1980 com grande estilo apresentamos o dessa época, o vestido de Lady Di. Este trazia  muito tecido, mangas bufantes e cauda longa, muito longa.




Modelos com uma única saia, corpo baixo e trabalhado com mangas justas e ou até alças compoem o ano de 1990.


O hoje

                   

                 

                                        

...a moda democrática, com bom senso e equilíbrio, tudo pode!!!! Entretanto, existem regras que devem ser seguidas para não errar na hora da escolha do modelo. Respeitem o estilo, suas características físicas e o tipo de cerimônia são imprescindíveis! Ainda mesmo que não haja tendências definidas, alguns modelos predominam na escolhas de muitas noivas, que hoje são os tomara que caia, o frente única e o estilo sereia. Aos materiais composto para o vestido, renda, tecidos leves e bordados ainda marcam a presença nos casamentos brasileiros. 

Até a próxima,

Bjssss

Um comentário: