quarta-feira, 24 de março de 2010

Algumas regras para fazer bonito

Olá noivas,

Rico em tradições e costumes, o casamento atravessa os séculos alimentando o sonho romântico de casais apaixonados. Um ritual permeado de detalhes que só fazem aumentar seu encanto. Entre as principais passagens está o cortejo que abre a cerimônia com toda pompa e circunstância que a ocasião merece e que vamos comentar sobre algumas "regrinhas", que são essenciais para fazer bonito em uma cerimônia de casamento. Um momento de grande impacto cênico, onde noivos e demais envolvidos na boda obedecem às regras da cerimônia que valorizam ainda mais esse momento sublime. Com muitas particularidades, apresentar um cortejo perfeito exige conhecimento prévio de seus preceitos. Elas são essenciais? Sim!!!! Então para fazer bonito na entrada da igreja, no altar, na saída dos noivos e na recepção, vamos aprender umas coisinhas "básicas" que fará toda a diferença e irão facilitar...e muito pra vocês nesse momento tão único e especial.

Entrada da Igreja
Há anos era costume o noivo e sua toda a sua família chegarem mais cedo na igreja para recepcionar os convidados, mas isso já foi superado, trazendo ao noivo o merecido mistério, antes reservado somente a noiva. Hoje em dia deixe aos cerimonialistas contratados para fazer este papel recepcionando os convidados, podendo até serem acompanhados pelos pais da noiva e do noivo, enquanto os pombinhos se arrumem.
O noivo chegando quase junto com a noiva, trás um ar de luxo ao evento, mas não se atrase, pois fica muito feio a noiva esperar seu noivo chegar.

Atraso da Noiva
Chiquézimo há anos atrás, hoje em dia não faz mais nenhum sucesso. O atraso da noiva além de ser seguido de custos, não agrada mais ninguém. O máximo permitido pela etiqueta e protocolo é de 15 minutos, não mais que isso, pois pode ser considerado deselegante por parte da noiva. Então nada melhor que adiantar o relógio de seu make-up e pedir para estar pronta uns 15 minutos antes do horário do evento dando tempo suficiente para você chegar à cerimônia.

Chegada da Noiva
Ninguém gosta de ficar plantado no altar ao olhar de milhares de pessoas, uma modernização do cortejo que caiu como uma luva foi à entrada dos padrinhos, pais e noivo, que agora só se inicia com a chegada da noiva.
Quando o carro estacionar ao pé do altar, o cerimonialista responsável deve ir até lá para ajuda-la a sair e tão logo dar inicio a cerimônia.

Cortejo dos noivos
Inicia-se assim:

Padrinhos
1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente....

Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento. A mulher entra ao lado esquerdo dos homens, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi-tapadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.
Os padrinhos devem se organizar por ordem de afinidade com os noivos, ou seja, deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos. Isso não significa que os noivos devem convidar os padrinhos segundo essa ordem, só os distribua dessa forma.
Reserve os primeiros bancos da igreja para os padrinhos, assim não congestiona o altar, ficando sobre ele somente os noivos, os pajens e as daminhas.
Mãe da Noiva e Pai da Noiva
De mãos dadas, posicionarão do lado esquerdo do altar.

Mãe do noivo e Pai do Noivo
Também de mãos dadas, posicionarão ao lado direito do altar.

Noivo
Posicionado ao centro do altar, podendo ficar um pouco mais a direita.

Damas e Pajens
Para não tirar o glamour da noiva é aconselhável que as damas entrem antes da noiva. Até por que nas filmagens apareceria somente a parte superior do vestido.
Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:
A dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito, pois se a dama tiver idade suficiente, pode segurar o buquê da noiva quando ela chegar ao altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.

Noiva e pai



A noiva entra do lado direito de seu pai (há o costume, opção de se "também" ser do lado esquerdo do pai), e de preferência de mão dadas com o pai e não com os braços, pois assim correria o risco de perder algum detalhe do vestido.




Cortejo religioso de saída
Sai os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos......

Recepção
Para que as crianças não se sujem ou os padrinhos e pais derrubem algo em suas roupas é aconselhável que ao chegarem ao salão já se dirijam para a seção de fotos, evitando assim qualquer imprevisto.

Na entrada do salão
Escolha músicas para a entrada. Nessa hora a noiva pode fazer uma surpresa, cantando para ele ou escolhendo uma música que lembre um momento marcante da vida dos dois.
Os pais podem se direcionar a mesa dos noivos que também são deles também. Enquanto os noivos vão para mesa do bolo e fazem o corte simbólico e brindam, iniciando-se assim a recepção.

A Valsa
A valsa vem em símbolo de convite a iniciar-se o baile. Logo após o jantar, os noivos deverão dançar a valsa: primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo. Essa ordem se dá devido ao fato de o pai da noiva ter entregado no altar a noiva a seu esposo, nesse caso ele se torna apartir desse momento o responsável por ela, por isso o direito de encaminhar a valsa. Depois ela dança com o pai como sinal de gratidão à benção dada por ele neste casamento. E o fato dos padrinhos entrarem na valsa, é que os noivos agradecem a eles sua participação e o testemunho dos mesmos nessa união.

Para não dar conflito peça para o músico anunciar a entrada de cada um, ex:
... e agora os noivos convidam os pais para a valsa...
... e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa...

Ao encerrar esta valsa
... e agora os noivos convidam a todos para a valsa ...

E inicia-se o baile pra todos....


Cumprimentos
Para os cumprimentos, espere a valsa terminar, até porque seria inviável deixar a valsa para depois sendo que levamos em média 1 minuto para cada cumprimento, sendo 200 convidados daria 2 horas e deixar a valsa para depois não seria uma boa idéia. Assim a noiva fica a vontade para conversar o tanto que quiser com cada convidado.

O Buquê
Jogue o buquê no fim da festa, pois ele simboliza a despedida da noiva para dar inicio a lua-de-mel. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora ou se desejar entregar para alguma amiga solteirona em especial. Há quem prefira jogar o sapo, rsrsrs


Lembrancinhas
Elas podem já estar na mesa, serem entregues juntamente com o bolo ou estarem dispostas em uma mesa na saída da festa junto com a mesa de café.

Essas "regrinhas" servem de base de como prosseguir a cada momento de uma cerimônia. Na verdade algumas noivas não querem seguir nenhum ritual e deixam rolar a espontaniedade, querem mudar de posição....ou seja, até fazem um pouco conforme o figurino exige, mas sem ficar do jeito de tem que ser assim e pronto!!! Tipo general (rsrs). O correto é estarem com classe e elegância sempre sendo auxiliado pela cerimonialista, a qual saberá cada passo.
E curtam a festa, aproveitem ao máximo...pois quando tudo passa, só restarão boas lembranças.....

Até a festa!!!!

Fonte: blog.susanaaraujo.com.br/
           www.marcelodaflon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário