terça-feira, 16 de março de 2010

A prioridade do Reino - O Contador de Histórias

Olá noivas,

Quero deixar a partir de hoje "post" de histórias.
Mas não serão apenas histórias, estas serão edificantes...que farão "marco" nas nossas vidas. Toda semana estarei postando-as. Uma a cada semana. Hoje será,

A prioridade do Reino

Conta uma história que um certo professor universitário desenvolveu uma maneira inusitada de ensinar filosofia aos seus alunos. Ele levara para a sala de aula todas as semanas alguns objetos curiosos, às vezes livros, mapas, ilustrações...mas ele sempre tinha em mãos alguma coisa interessante, que chamasse a atenção dos alunos e provocasse neles uma expectativa, um desejo de saber qual seria o tema desenvolvido no dia.
O fato é que ele preparou numa determinada semana algo tão curioso que surpreenderia todos os alunos da classe. O professor entrou na sala de aula levando um grande vaso nas mãos.

Além do vaso ele trazia pedras grandes, uma porção de pedregulhos, areia e um balde cheio de água que chamou a atenção de todos os alunos. Então o professor explicou: eu gostaria que vocês, olhassem para mim e observassem o que eu vou fazer agora.
E ele pegou as pedras grandes e as colocou dentro daquele vaso e fez uma pergunta para os alunos, este vaso está cheio ou ele está vazio? Os alunos acharam que a resposta era quase óbvia, o vaso está cheio! Porque as pedras grandes tomaram o vaso quase por completo.
Ele disse: prestem atenção então...ele tomou uma porção de pedregulhos, despejou dentro do vaso aonde estavam as pedras grandes. Os pedregulhos entraram pelos vãos das pedras grandes e praticamente todos os pedregulhos que ele colocou se acomodaram dentro do vaso e o professor tornou a perguntar para os alunos o vaso está cheio ou ele está vazio???
Os alunos já haviam tido que ele estava totalmente cheio e parecia agora estranho responder depois de tantos pedregulhos que o vaso estava cheio novamente, mas não havia como dizer que não. Então eles disseram, sim realmente o vaso está cheio.
Ele disse, espere pra ver. Ele pegou toda a areia que estava em um pacote perto e despejou a areia. A areia se acomodou entre os pedregulhos que estavam acomodados entre as pedras grandes e tudo ficou muito acomodado dentro daquele vaso que parecia estar cheio de novo. E ele perguntou aos alunos este vaso está vazio ou esta cheio? Eles disseram pela terceira vez, é realmente, o vaso está cheio. E ele disse: então esperem um pouco e ele despejou toda a água do balde dentro do vaso. A água penetrou na areia que estava acomodada entre pedregulhos que já estavam acomodados entre as pedras grandes. E ele disse o vaso está cheio ou o vaso está vazio? Pela quarta vez os alunos tiveram que dizer, realmente o vaso está completamente cheio.
Então o professor disse aos seus alunos então me digam, o que é que vocês conseguem entender desta lição que eu acabei de apresentar? Um aluno mais engraçadinho se levantou e disse: professor eu sei a resposta, por mais apertada que a tua agenda estiver se espremer um "bocadinho" dá pra colocar sempre mais algum compromisso. Todos os alunos acharam graça e ele também riu, e disse não é isso. Mas eu quero que você, espertinho, venha cá, e eu quero que você faça tudo isso que eu fiz só que agora no sentido inverso. O menino até que tentou fazer aquilo que o professor havia orientado. Ele pegou aquele vaso e tudo aquilo que estava ao se redor com a missão de colocar no sentido invertido tudo dentro do vaso outra vez. Ele começou pela água, pegou o balde despejou a água passou pela metade do vaso e ele então se animou a colocar ali dentro a areia. Mas quando ele despejou a areia uma parte da água caiu para fora do vaso e ele percebeu que não estava dando muito certo colocar a água e a areia no mesmo lugar, mas ainda tinha que colocar os pedregulhos. Quando ele voltou com os pedregulhos então o restante de água que estava no vaso acabou de derramar completamente, e o vaso ficou metade areia metade pedregulho. Quando ele buscou as pedras grandes e tentou coloca-las não havia espaço nenhum para fazer isso. Ele virou-se para o professor e disse: realmente professor eu não consigo colocar em ordem envertida conforme o senhor me pediu, me explique, qual é a moral desta história? Qual é o ensinamento que o senhor quer nos dar atravéz deste exemplo? Então o professor disse: vocês precisam dar a Deus a prioridade da vida de vocês! E ele começou a explicar...Deus neste exemplo está representado pelas pedras grandes. Todo homem tem dentro de si um vazio, chamado eternidade. A única coisa que pode satisfazer o desejo, a busca pela eternidade que está no coração do homem é Deus e a Sua palavra, porque Deus e a Sua palavra são eternos. Quando Deus representado pela pedras grandes, ocupa o nosso coração ele enche o nosso coração assim como as pedras grandes encheram completamente o vaso. Mas Deus é tão maravilhoso porque quando Ele tem a prioridade da nossa vida, um lugar de honra o trono do nosso coração todas as outras coisas conseguem se acomodar dentro de nós. Por exemplo, estes pedregulhos eles representam os nossos relacionamentos familiares. É possível quando nós damos a Deus a prioridade da nossa vida harmonizar os relacionamentos dentro de casa a partir do nosso relacionamento com Deus, até porque o mandamento é este "amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo assim como fomos amados por Ele (Mateus 22: 37-39). Observem que a areia ela pode representar aqui
a terra, até os cuidados deste mundo, o dinheiro, o trabalho...quando você coloca Deus no lugar certo, a família, ela recebe gratuitamente por consequência o favor de Deus que está na nossa vida, o amor de Deus que está em nós, a graça do Espírito Santo que abençoa os nossos relacionamentos e não é apenas isso Deus também honra o trabalho das nossas mãos. Quando nós harmonizamos a nossa vida com Deus todas as outras áreas da nossa vida elas assumem o seu devido lugar e Deus prospera o trabalho das nossas mãos, aquilo que nós fazemos dá muito certo porque tem a sua benção porque tem a sua honra porque tem o seu favor.


Fonte autorizada: Bispo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário