sexta-feira, 26 de março de 2010

O que faz um cerimonialista?

Olá noivas,

Hoje em especial com vocês quero falar um pouco mais sobre o meu papel, ou seja, o que é um cerimonialista. O que um cerimonialista faz?????
É de grande importância descrever o que realmente fazemos, qual o nosso perfil dentro desta profissão. O organizar e planejar um casamento é uma tarefa muito prazerosa que como já disse A-M-O de paixão, mas muito trabalhosa.
São dezenas de detalhes, muitos acertos e diversos fornecedores para contratar para o grande dia. E um dos problemas é justamente esse. Quem está se casando além da correria do dia a dia, do trabalho secular, ainda precisa cuidar de todos os detalhes do casamento, da casa nova...enfim, são tantas coisas e olha que pra tudo há detalhes.

Se a noiva decidir fazer tudo sozinha ela precisará dispor de muito tempo e paciência para conseguir visitar e analisar todos os fornecedores e orçamentos. O que poderá deixá-la um pouco confusa. Os melhores profissionais do mercado são os mais concorridos, portanto é preciso começar a procurar com uma boa antecedência caso queira esse ou aquele profissional, as vezes até de 1 ano ou mais.


Também podemos dizer que...dá pra organizar em pouco tempo, mas a noiva será obrigada a correr demais com todos os preparativos, aceitar perder aquele tão sonhado fotógrafo, aquele tão lindo salão de festas...e escolher um domingo ou até mesmo um dia de semana. Isso mesmo, porque os sábados são bem mais concorridos. Algumas casas de festas aqui da minha cidade estão praticamente todas lotadas para este ano de 2010 e  2011 já com muitas reservas. Uauuuu!!!

Um cerimonialista cuida de todo esse planejamento, analisando o perfil dos noivos e indicando todos os fornecedores que se encaixam nesse perfil, de acordo obviamente com o orçamento do casamento, poupando assim o tempo dos noivos e indicando pessoas qualificadas para este evento. O mais difícil é conseguir a mesma data em todos os fornecedores que a noiva preferir. Para isso, só com muita antedecência mesmo!

O cerimonialista também sabe com que antecedência cada fornecedor deve ser contratado e dispõe de algumas facilidades... como poder segurar uma reserva, descontos em alguns itens, melhores condições de pagamentos, etc.


Na semana do casamento, o cerimonialista faz um check list com cada fornecedor para se certificar que tudo vai sair perfeito. E na semana um ensaio na igreja. Também uma reunião final com os noivos é fundamental para montar o cronograma da festa com todos os detalhes de como tudo vai acontecer, sempre é claro, de acordo com o sonho dos noivos.

No dia do casamento, o cerimonialista e toda a sua equipe de recepcionistas chegam algumas horas antes para conferir se tudo está ok conforme combinado e o planejado. Recepcionam os padrinhos, os pais, o noivo, os convidados e organizam o cortejo para o início da cerimônia.

A melhor parte de tudo isso é cuidar da noiva, mas peço desculpas aos noivos, mas é isso mesmo...da mesma forma que ela é tão importante pra vocês, para a cerimonialista,  ée também. Estar aguardando-a e ajuda-la a posicionar para entrar na igreja, esse momento é muito emocionante pra mim, acredito que para todos cerimonialistas! Durante a cerimônia o cerimonialista fica por perto para ajudar no que for preciso.


Na festa o papel do cerimonialista é coordenar para que as fotos com padrinhos, pais, noivos, etc sejam feitas com agilidade para que os noivos não percam muito tempo. Depois das fotos os noivos podem curtir a festa e comemorar muito! Eles merecem :)

Durante a festa, o cerimonial monitora o andamento do serviço de buffet e todos os detalhes para que tudo aconteça da forma que os noivos desejam (conforme combinado na última reunião). Ficamos sempre por perto dos noivos para o que eles precisarem.


 
A equipe do cerimonial só vai embora quando tudo está devidamente guardado (presentes recebidos, bolo, bem casados, buquê, véu, etc.)


Dica impotantíssima: Quanto antes o cerimonialista for contratado melhor. Só contrate o cerimonialista quando sentirem total empatia e confiança, pois essa pessoa vai te acompanhar durante todos os preparativos, por meses até o tão aguardado dia.


Fico aqui à disposição de todas vocês, dúvidas.....podem me perguntar à vontade :)

Um enorme beijo,

Eliana Pedron
Cerimonialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário