terça-feira, 15 de junho de 2010

Buquê: Escolha o seu!

Olá noivinhas,

Vamos hoje a um detalhe que faz toda a diferença, toda os convidados olham e reparam, eu sei bem disso, rsrs. O buquê, por mais que tudo esteja em sintonia, se isso não fizer parte desta "sintonia" de nada valerá o bom gosto.


As flores deverão estar bem vivas, muito bem cuidadas, nada daquele aspecto morto e "cara" de flores queimadas, então vamos as dicas, as fotos (que serão 41) uauuu, e o significado das delas.

Vejas no final do post as melhores escolhas para cada tipo de noiva e as fotos inspiradoras

Tradição

A tradição do buquê de noiva está ligada a simbologia da vida, já que as flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a fertilidade. Acredita-se que o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera.

As dicas dos profissionais

Esqueça a velha ideia de combinar a espécie ou cor da flor com a da decoração da igreja ou da festa. “A produção da noiva não pode e nem deve seguir a essa linha. O interessante é que o buquê combine com a personalidade da noiva”, ensinam os profissionais da área. Também é preciso ficar atenta ao tamanho do arranjo. Ah, o buquê é proporcional à altura e estilo de vestido da noiva.

As baixinhas devem ficar longe dos arranjos em forma de cascata, e as gordinhas, dos muito cheios. As altas podem se render aos maiores, mas deixar de lado a delicadeza. Para quem prefere apostar nos tradicionais buquês redondos, é preciso dosar bem o tamanho: em média 30 botões e cerca de 25cm de diâmetro.

Flores de cada estação

A estação do ano também é um fator que pode influenciar e muito na escolha das noivas. Para o verão, as espécies de flores com cores mais vivas e formas mais evidentes são a boa pedida. Em função das temperaturas mais altas, fuja daquelas mais frágeis e que murcham logo, como gardênias e tulipas. Algumas boas opções são: callas brancas, rosas colombianas, orquídea, mix de rosas, cravíneas e girassol.



No inverno, nada melhor do que investir nas opções nobres como lírios, orquídeas e lisiantus. Clássicos como tulipas brancas e copo de leite também são ótimas opcões. O outono é marcado por flores em tons sóbrios, para garantir o glamour da temporada, e a primavera ganha força com a diversidade de opções, o que permite criatividade e ousadia na hora de montar o buquê.

O significado das flores

De acordo com muitos dos profissionais da área cada flor está associada a uma mensagem, o que pode ajudar na escolher do buquê.


Você pode levar isso em conta na hora de escolher aquelas que vão compor seu buquê. As informações abaixo são do livro Casar, de Vera Simão.

Acácia branca ou rosada: constância, elegância
Azaléia branca: amor à natureza
Camélia branca: beleza perfeita
Camélia rosada: grandeza de alma
Cravo branco: amor ardente, ingenuidade, talento
Cravo vermelho: amor vivo
Crisântemo branco: verdade
Crisântemo vermelho: “eu amo”
Dália amarela: união recíproca
Dália rosada: delicadeza
Flor de laranjeira: fertilidade
Girassol: dignidade, glória, paixão
Jasmin: amor, beleza, delicadeza, graça
Lírio: doçura e pureza
Margarida: inocência
Orquídea: beleza, pureza espiritual
Miosótis: amor sincero, fidelidade
Papoula: fertilidade, ressurreição, sonho
Rosa amarela: felicidade, amizade
Rosa branca: pureza, paz
Rosa champanhe: admiração, reverência
Rosa alaranjada: fascínio, encanto
Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho
Rosa vermelha: amor, paixão
Tulipa vermelha: declaração de amor
Violeta: lealdade

A rosa é considerada a mais romântica das flores simbolizando paixão eterna. A cor vermelha representa o amor, paixão, coragem e respeito.

A orquídea representa a sexualidade na sua forma mais excêntrica e nos seus tons inequívocos.
A tulipa representa a elegância e a sensibilidade. As suas cores podem adequar-se a qualquer estilo e a sua presença tornará tudo muito suave.

A margarida é símbolo da virgindade e da inocência e a sua cor natural representa isso mesmo (inocência, pureza e paz).

O girassol representa a força positiva do sol, transmitindo calor, força e integridade. A sua cor representa felicidade, alegria, orgulho e amizade.

O jasmim possui um perfume exótico significando sorte e alegria. É considerado o rei das flores devido ao seu perfume forte. A sua cor representa inocência, pureza e paz.

A gerbéra, com as suas cores mais vivas representa alegria, pureza e simplicidade.


AS ESTAÇÕES

Janeiro: antúrio, crisântemo, gérbera, lizianthus, orquídeas
Fevereiro: angélica, crisântemo, gérbera, gladíolo, orquídeas
Março: angélica, crisântemo, gérbera, margarida, orquídeas

Abril: angélica, crisântemo,gérbera, strelitzia

Maio: cravo, crisântemo, rosa, tulipa

Junho: angélica, strelitzia, tulipa

Julho: angélica, tulipa

Agosto: copo-de-leite, girassol, íris, tulipa

Setembro: copo-de-leite, girassol, íris, tulipa

Outubro: copo-de-leite, dália, girassol, lírio branco, tulipa

Novembro: copo-de-leite, crisâmtemo, dália, gérbera, girassol, lírio branco, rosa

Dezembro: crisântemo, dália, gérbera, girassol, lírio branco, rosa



OS PREFERIDOS DAS BRASILEIRAS

O buquê de Calla Colorida é um dos mais pedidos pelas noivas mais modernas.



Perfeito para casamentos à noite, a Calla Colorida representa a felicidade e a pureza para a noiva. Esse tipo flor combina com noivas altas, longilíneas e que vão usar vestidos de renda.

                                    

Os buquês de orquídeas também são muito procurados pelas noivas. Como são flores caras, as orquídeas dão tom de nobreza ao buquê e são indicadas para noivas mais velhas.A delicadeza das pétalas combina com tecidos leves, transparências e rendas.




O arranjo de flores verdes é uma novidade entre os buquês e muito pedido por noivas mais jovens. Os tons verdes da molucela, lisiantos e orquídeas dão frescor e ar delicado à noiva. Como o buquê é feito com algumas flores miúdas, ele combina com tecidos lisos e sem muitos detalhes.


Os buquês tradicionais ainda são escolhidos por muitas noivas e podem ser usados em cerimônias que acontecem durante o dia. O buquê feito de rosas brancas e copos de leite é perfeito para noivas que escolheram uma festa clássica. O conjunto dessas flores representam paixão e felicidade para a noiva.


O buquê de rosas vermelhas também é classico mesmo sendo ousado. Traz o desejo de paixão para a noiva.As rosas vermelhas são indicadas apenas para cerimônias noturnas e trazem um clima de sedução. Elas combinam com tecidos lisos, como o musseline creme ou off-white - tons pastel de branco.


Vamos as outras escolhas:

o meu preferido - Rosas Colombianas


Óh dúvida......

Até a próxima,

Bjsss


Fonte: portaltudoaqui2010

Um comentário: