sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dicas para elaborar a lista de convidados

Olá noivinhas,

Preparar a lista de convidados é uma das tarefas mais difíceis que os noivos têm quando começam a organizar seu casamento. Afinal de contas ningém quer passar pela situação constrangedora de esquecer-se de alguém importante. Para que isso não ocorra, é necessário sim uma organização, cumplicidade, conversa com os pais e sogros e muita paciência. Uma das formas de evitar aborrecimentos é seguir algumas dicas:


Número de convidados

A realidade financeira dos noivos é um dos fatores que mais pesa na hora de estabelecer o número de convidados. Antes de começar a fazer a lista, os noivos devem fazer um levantamento de preços de buffet, decoração e flores para definir quanto podem ou pretendem gastar com a festa. Normalmente, estes serviços são cobrados por pessoa, ou seja, pelo números de convidados. Desta forma, basta dividir o valor disponível para a festa pelo valor cobrado por pessoa.

Vamos a um exemplo: se o casal se dispõe de R$4 mil reais para a festa e o buffet cobra R$40,00 reais por pessoa, então o número de convidados não pode ser superior a 100 pessoas.

Dividindo a tarefa

Nessa etapa uma boa conversa entre vocês --> noivos, pais e sogros é de extrema importância! Assim vocês escolherão os nomes que serão prestigiados. Procure lembrar-se da importância que certos amigos têm para as famílias, muitos pais esperam a vida toda por este momento e desejam dividi-lo com pessoas que fazem ou fizeram parte de moemntos significativos na trajetória deles. Por isso, na regra de etiqueta,

25% dos convidados devem ser escolhidos pela família da noiva,
25% pela família do noivo,
50% restante pelos próprios noivos

Para evitar, ai esqueci de tal pessoa, ou seja algum esquecimento, os noivos devem fazer listas separadas e com muita antecedência. Assim haverá tempo suficiente para resolver possíveis impasses. Após terem feito as listas, o casal deve junta-las para excluir nomes repetidos ou resolver se determinar pessoas que devem permanecer na lista.

Definindo os nomes

Outra dica, isso é muito bom...separe os nomes a serem convidados por segmento. Desta forma fica mias fácil ativar a memória e lembrar-se de todas as pessoas a serem prestigiadas pelo casal.

Vejamos:

Família: apesar do casamento ser um evento familiar, os noivos não precisam obrigatoriamente convidar tios e primos que efetivamente não são tão próximos. Se for necessários fazer concessões, escolha apenas  aqueles que fizeram parte da história de vocês.

Amigos: as pessoas que têm um vínculo afetivo com o casal devem estar sim na lista de convidados. Por diversas vezes os noivos acabam priorizando convidados apenas por "obrigações" sociais e deixando de lado os verdadeiros amigos.

Círculo Social: fazem parte deste segmento as pessoas que fazem parte do dia-a-dia dos noivos, sendo eles: colegas de trabalho, vizinhos, amigos de colégio...

Sendo assim, conforme forem definindo os convidados é sempre bom anotar o nome completo, endereço e telefone...para que assim na hora da distribuição dos convites seja mais fácil.

Qualquer dúvida em relação a estas dicas, podem me escrever.

Até a próxima,

Bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário